Segurança 001 – O que é essencial? Do básico ao avançado? Parte 01

Quando falamos em tecnologia uma de nossas maiores preocupações é quanto à segurança dos nossos dados pessoais, as informações armazenadas em nossos computadores. Será que estou protegido? Como posso ter certeza que ninguém vai ler minhas conversas do Facebook? Skype? Whatsapp? Minhas fotos? Meus vídeos? Essa é uma questão muito difícil de responder se não tomarmos algumas precauções básicas.
Primeiramente nenhuma tecnologia é a prova de falhas, gosto de dizer que tudo é 50% seguro e 50% arriscado, não conheço nenhum software que jamais falhou. Mas mesmo assim é possível ter segurança realizando alguns conceitos básicos que encontramos em diversos sites encontrados na Internet.
Quando falamos de segurança devemos pensar nas possibilidades, antecipar o que poderá acontecer é a chave para contornar a maior parte dos problemas conhecidos.
Nessa primeira parte irei focar na segurança do sistema operacional. Baseado nas boas práticas de segurança apontados no livro ofícial para certificação Security+, é fundamental que o sistema operacional esteja sempre com seus patchs de segurança instalados no computador. Esses patchs são disponibilizados pelo fabricante do seu sistema operacional normalmente a empresa oferece suporte por um período longo mesmo após deixar de comercializar seus produtos, mas é importante ficar atento se seu sistema não é muito antigo e se ainda existe suporte para sua versão do sistema operacional.
O sistema operacional mais utilizado atualmente é o Windows 7, entretanto muitas pessoas ainda utilizam o Windows XP, a qual a Microsoft não oferece suporte desde abril/2014 é bom ficar esperto se você ainda possui o Windows XP, ele já foi substituído pelo Windows Vista, Windows 7, Windows 8.1 e em fases de testes o Windows 10.

Para quem é usuário do Linux o mesmo suporte é oferecido pela Canonical, para aqueles que gostam de utilizar o Ubuntu, anualmente eles atualizam seus sistemas inserindo melhorias significativas no sistema, e não podemos esquecer que as atualizações funcionam da mesma forma.
Para usuários do Mac OS X anualmente a Apple atualiza suas versões do sistema operacional e constantemente realiza atualizações em diversos softwares da empresa,  também é importante ficar atento.
Mas não podemos esquecer que os softwares extras instalados em qualquer sistema operacional como o Adobe Reader, Java, Mozilla Firefox, Google Chrome também devem ser atualizados constantemente pois o sistema não os atualiza sozinho, todos dependem de sua atenção para mantê-los sempre atualizados.
Então para fechar essa primeira parte corram e verifiquem se seus computadores estão atualizados, e preparem-se para a segunda parte. Até a próxima… 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: