Segurança 001 – O que é essencial? Do básico ao avançado? Parte 02

Jonatan qual é o melhor antivírus do mercado? Com qual eu estarei mais seguro? Qual a diferença entre o antivírus pago do gratuito? Preciso analisar meu computador de quanto em quanto tempo? Para melhorar minha segurança posso ter dois antivírus?
Quantas perguntas para um tema tão simples, mas será simples realmente? Vamos descobrir neste artigo.
Primeiramente precisamos entender o que são os vírus? Eles são programas desenvolvidos para capturar informações dos computadores, celulares e tablets, ou através de alguma vulnerabilidade afetar a performance dos dispositivos citados.
Existem diversas variações de vírus cada uma utiliza padrões conhecidos e recebem nomes diferenciados como: Cavalo de Tróia (trojan), vermes (worm), etc. Este são alguns exemplos de muitos.
Para combater a expansão destes softwares algumas empresas desenvolveram softwares denominado antivírus, que basicamente atuam com a leitura do código hash dos vírus. O código hash é uma referência que teoricamente não muda em nenhum computador, entretanto, existem diversas variações dos vírus, tornando o combate muito ineficaz, em resumo a cada dez novos vírus 2 possuem o código hash mapeado no banco de dados de vírus de algum laboratório para pesquisas.
Manter o antivírus atualizado é a melhor maneira de proteger o computador, nunca deixe dois antivírus instalados no computador, isso fará com que ele fique mais lento e diversos avisos ou problemas ocorreram no computador por conta disso.
Quanto ao melhor antivírus no mercado existem diversas empresas que trocam entre si informações ou utilizam laboratórios de vacinas compartilhadas. Cada solução de antivírus possuem vantagens em aspectos diferentes tornando complexo definir o melhor.
Atualmente o mais utilizado entre os gratuitos é o Anastácio seguido pelos famosos avg e avira. Entre os passos de destacam Norton, karspesky, mcAfee, bit defender, eset entre outros.
A maioria dos antivírus possuem um sistema de proteção em real time o que monitora todos os aplicativos e documentos utilizados no computador ou nele armazenados. O scanner pode ser realizado esporadicamente, conforme houver disponibilidade de tempo ou em segundo plano, mas pelo menos duas vezes no mês caso você utilize ou instale muitos aplicativos ou compartilha o computador com outras pessoas.
Um software pago se difere com um gratuito na questão suporte, e no banco de dados de malwares. Além de disponibilizar centenas de ferramentas extras para proteger o computador como um antispam, rookits, entre outros.
Perfeito Jonatan! Já estou seguro, meu computador está atualizado, meu antivírus instalado e atualizado, já não tenho mais com que me preocupar!
Infelizmente já se foi esse tempo… Hoje os vírus evoluiram e somente ter o computador e o antivírus atualizado não resolveram todos os seus problemas.
Não se preocupe, no proximo artigo entraremos na parte mais avançada para proteção dos nossos dados. Nos vemos no próximo artigo até mais…  😨;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: